top of page

De olho no açúcar.

Para mim um dos melhores prazeres da vida é poder comer, não tem nada mais gostoso do que sentir os variados gostos e temperaturas. Comida, oque dizer? Doce, salgado, frio, quente, sobremesa, comida, salada, arroz e feijão, ... Tudo é muito gostoso.

Temos que manter uma boa alimentação para ficar bem com nós mesmos e com nosso corpo. Mas um dos grandes vilões que estão sempre presentes e tenho que admitir é muito bom. O açúcar só prejudica se for ingerido em excesso e em algumas pessoas esse excesso é constante.

Todos nós gostamos de coisa doce e as vezes quanto mais doce melhor. Mas é preciso prestar atenção!

Aqui vai uma lista da quantidade de açúcar em alguns alimentos e bebidas.

1- Achocolatado.

Ele já tem açúcar então não a necessidade de colocar mais quando for tomar leite.

2- Chocolate de barra

Eu amo chocolate, comer uma fileira (4 pedaços) no dia eu acho o ideal (o certo que os nutricionistas indicam é comer apenas 2 pedaços).

3- Pão Francês

Um pãozinho de manhã, não sabia que ia tanto açúcar.

4- Sorvete

No calor é tudo de bom, controle a quantidade de sorvete.

5- Nutella

Uma das minhas paixões, fiquei de boca aberta quando vi a quantidade de açúcar.

6- Algumas bebidas normais do dia a dia

* 1 colher é equivalente a 3 gramas de açúcar

7- Olhe a quantidade de açúcar

Ingerimos muito açúcar em apenas um dia, não devemos parar de comer certas coisas por causa disso ou daquilo. Devemos apenas controlar melhor a quantidade ingerida e a frequência.

Eu estou tentando ingerir menos açúcar e não deixei de comer nada que gosto. Apenas estou controlando, coisa que eu não fazia tanto antes.

*Diminui a frequência de vezes que tomava refrigerante no dia (agora prefiro sucos naturais, não bebo mais refrigerante ESCOLHA MINHA)

*Quando tomo sucos naturais em casa ou na casa de outros é suco apenas da fruta natural ou misturo com água

-dica: eu tomava suco com açúcar e aos poucos fui diminuindo e agora bebo sem açúcar (demorou um mês para meu paladar acostumar, no começo não era bom. Mas agora se bebo com açúcar eu acho doce de mais) só não consigo tomar sem açúcar os sucos de uva, caju e limão.

OBS: não tomo sucos de fast food porque tem um gosto muito artificial e nos lugares estou preferindo água.

*Sobremesas estou diminuindo o açúcar das receitas (aqui em casa o Sal passa pelo mesmo processo de controle - spoiler - em breve postagem com esse tema)

*Chocolates estou comendo poucas vezes, mas sorvete e pirulito são coisas que não mudei meu hábito.

Atenção!

As comidas doces são muito gostosas mas podemos diminuir o açúcar sem problema algum e fica bom do mesmo jeito.

Vou colocar uma receita aqui que é muito gostosa, prática e dando o exemplo na diminuição do açúcar.

- Bolo De Laranja com Casca

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar (coloco 1 xícara)

3/4 de óleo

4 gemas (pode fazer com 3, já fiz o teste porque só tinha 3) pode fazer com a clara junto que para mim não mudou nada.

1 laranja (pode fazer com 2)

1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo

Pegue um recipiente e coloque a farinha de trigo e o açúcar e deixe de lado, depois será usado.

No Liquidificador coloque o óleo, os ovos e a laranja cortada em 4. Quando você ver que a laranja não esta em pedaço e esta bem triturada pode desligar.

Todos os ingredientes que estavam no liquidificador podem ser despejados no recipiente que tinha sido reservado. Misture bem a massa.

Já pode ligar o forno ou fogão para ele ir esquentando, se for de colocar temperatura coloque 220 graus.

Unte a forma com margarina ou óleo, vai de sua preferência (faço com a forma que deixa o bolo redondo com um espaço no meio) coloque um pouco de farinha na forma e não deixe ficar nenhum espaço sem farinha, para o bolo não grudar.

Agora despeja a sua massa na forma com cuidado.

Agora pegue uma luva ou pano e abra o fogão, cuidado, coloque o bolo e espere 40 minutos. Acompanhe porque varia de fogão para fogão, o bolo pode ficar pronto antes ou pode demorar um pouco a mais.

Quando ele ficar bonitinho em cima e com uma casquinha pode tirar.

*Vai de sua preferência, eu faço um suco para por em cima para depois ficar molhadinho

Espremo metade de uma laranja e metade de um limão e depois jogo em cima. e depois vai espetando o bolo com o garfo e despeje o suco em cima.

Ai esta pronto para servir.

Minhas divas, espero que vocês tenham gostado. Um grande beijo e que tenham uma ótima semana. Amanhã tem mais!

bottom of page