top of page

História em Quadrinhos

Ooi minhas Divas, tudo bom?

Hoje (29/04/2017) no curso, mais precisamente na última aula, tive uma aula sobre a verdadeira história dos personagens de quadrinhos. Melhor aula que já tive, queria muito ter gravado aquela aula.

Os personagens como por exemplo: super homem, mulher maravilha, batman, os x-men, os vilões, zé carioca, michey mouse ... Todos eles foram criados não apenas paras entreter, mas as histórias em quadrinhos retratam a verdade. Todos os personagens foram criados em tempos de Guerra e problemas e conflitos entre os países.

 

O primeiro personagem criado foi o Super Homem, teve uma época que teve a Lei Seca nos Estados Unidos proibindo a venda de qualquer bebida alcoólica. Sendo assim o tráfico de bebidas foi grande, o crime foi muito alto, o traficante mais poderoso dessa época traficava Tequila. Depois de alguns anos, foi percebido a grande burrada e tiraram esta Lei Seca, porque não se tinha mais segurança o crime atingiu altos níveis. Assim foi criado o Super Homem. Personagem órfão que tinha vida dupla, tudo era lindo maravilhoso e todos os problemas que tinha ele resolvia para tudo ficar bem. Ele tinha um poder tão forte e por isso mesmo, quiseram passar esta imagem que se algo sair do normal eles dão um jeito e tudo fica bem. Super Homem tem as cores da bandeira dos Estados Unidos.

Gente não vou falar os anos certinhos, porque sou horrível com datas. Depois de anos criaram o Batman, época sombria. E depois veio a Mulher Maravilha. Adorei a história da mulher maravilha. Na época da guerra todos os homens são chamados para servir a favor de seu país. Então as mulheres que não eram nada começaram a assumir o lugar dos homens e as coisas começaram a mudar. A mulher maravilha veio justamente nesta época para mostrar a mulher liderando bem o espaço que eram dos homens, que elas também são competentes. A mulher maravilha foi criada por um feminista, psicólogo e muito inteligente chamado Willian Moulton Marston, o mesmo criador da máquina que sabe quando a pessoa esta mentindo. Contanto que ela tem um uniforme com as mesmas cores do Super Homem, é tão forte quanto ele e carrega com sigo o chicote da verdade.

A Década de 1950 foi marcada por dois fatores decisivos: a Guerra Fria e a admiração e espanto do público em geral pela tecnologia, especialmente bélica e espacial. A Guerra Fria, a qual opôs os americanos capitalistas e a União Soviética socialista ocasionou uma perseguição, dentro dos Estados Unidos, a qualquer pessoa, instituição ou publicação que soasse comunista, e portanto, traidora dos valores americanos. Esse movimento, liderado pelo congressista McCarthy foi conhecido como Macartismo. As histórias em quadrinhos foram só mais um setor que foi pressionado e influenciado pelo Macartismo, o qual impôs que as histórias passassem a ser mais infantilizadas, simples, evitando qualquer assunto mais sério, polêmico ou de cunho social, pois se cria que comunistas poderiam estar semeando críticas e oposição ao capitalismo. Por conta disso, a nova geração teve um novo estilo de histórias, levou a uma "atualização" dos personagens antigos, como o próprio Batman, sendo que este novo personagem atualizado era um tanto diferente do original e com um roteiro diferente. O vilão criado nesse período que obteve maior destaque foi o Senhor Frio. O grande artista por trás das revistas do Cavaleiro das Trevas nesse período foi Dick Sprang.

As histórias em quadrinhos retratavam principalmente o medo que todos tinham; bomba atômica e a dominação dos empresários sobre todos. Mas isso já são assuntos mais aprofundados. Vamos para parte dos vilões que ainda não falei. Os vilões tinham características dos países que estavam em guerras ou em conflitos com o Estados Unidos. Um exemplo que considero o melhor é o Capitão América e seu inimigo Caveira Vermelha (símbolo da supremacia nazista), antes ele carregava o símbolo nazista no peito depois sua roupa é o uniforme de generais nazistas.

Quando foi imposto o Macartismo, além de todas alterações feitas, as histórias em quadrinhos ficaram mais coloridas e apareceram mais personagens como por exemplo o zé carioca e o Mickey mouse.

Depois disso as histórias começaram a ser mais fantasiosas e começou a ter roteiros diferentes para se tornarem filmes, ficou tudo manipulado para ter como foco o entretenimento.

 

Espero que tenham gostado da postagens e tenham percebido que os personagens não foram criados para divertir os leitores, mas tinham muitos muito maiores.

Um grande beijo a todos e agora quando vêem os personagens lembrem-se eles tiveram uma origem bem impactante. Divas até a próxima.

bottom of page