top of page

Sobre o Designer Gráfico

Ooi minhas divas lindas! Desculpe a demora com as postagens, tenho meus treinos, curso, enem está chegando e como já sabem estou no meu último ano do Ensino Médio. Como resumo meu ano? Correria e desespero kkk.

Então minhas Divas, na escola tive que escolher uma profissão, escolhi Designer Gráfico e terei que apresentar um seminário sobre meu trabalho dia 17/08. Terminei meu trabalho e já vim mandar a notícia para vocês. Infelizmente não consigo postar nada que esteja no Pacote Office, então se quiserem é só me mandar um email no estela_ghamada@hotmail.com vou amar mandar para vocês!

Está respondendo dúvidas que eu tinha, tem várias fotos, dicas, história do designer, faculdade, grade curricular, melhores designers, ... tem tudo! Assim como eu, sei que vocês tem muitas dúvidas sobre qual faculdade fazer, e tudo piora com a pressão que cai sobre nós no último ano.

Então esse trabalho é perfeito para você saber um pouco sobre a área, tem dica também de como saber qual profissão tem haver com você, o trabalho está tudo de bom!.

Pode mandar perguntas, agradecimentos, ... tudo! Vou responder com todo carinho estela_ghamada@hotmail.com e se gostarem e quiserem que eu faço de outras profissões é só falar que eu faço sim!

Exemplos de Designer feitos por Gerard Huerta

Então aqui vai um pouco do trabalho para vocês...

 

Introdução / Quem criou o Designer Gráfico / O que é Designer Gráfico? / Perfil de um Designer Gráfico / Faculdade / Ranking das Faculdades / Diferentes tipos de Designer / Onde um Designer também pode atuar / Relato da Blogueira Karol Pinheiro / Pontos Positivos e Negativos / Vida com Diploma na mão / Como entrar no Mercado de Trabalho / Importantes Designers Gráficos / Porque escolhi o tema Designer Gráfico / Minhas experiências/ Conclusão / Bibliografia

 

Lembre-se que A área de Designer é muito grande, conheça alguns;

  • Fashion/Moda: você pode trabalhar com criação de estampas (design gráfico e ilustração) ou criação de produtos como mochilas, carteiras e óculos. Conheço um designer que se especializou em bermudas de surf.

  • Embalagem: design de embalagem (do produto em si, em 3D) ou apenas criação de rótulos (que envolve somente a parte gráfica).

  • Tipografia/Caligrafia: existe um mercado grande para tipografia em blogs, revistas e embalagens. Alguns produtores de vídeo se especializaram em criar animações de texto. E também existem designers que trabalham apenas criando fontes, logos e textos customizados.

  • Web/Mobile: uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos é UX, ou User Experience, que envolve estudar como os usuários interagem com os sites e aplicativos. Nessa área os Designers de Interface trabalham criando telas, botões, transições e formas de interagir com o sistema.

  • Infográficos/Data Visualization: mais uma área que disparou, tanto para impressão quanto para web e vídeo. A visualização de informações se torna cada vez mais importante – e cabe aos designers transformar os dados em algo fácil de interpretar. Entre vários outros exemplos.

E entrando na área de Designer, pode trabalhar em:

Agências de Publicidade / Editoras / Departamentos de Arte de Empresas de Comunicação / Escritórios e Estúdios de Design / Emissoras de TV / Empresas de Embalagens / Gráficas / Produtoras de Vídeos / Empresas Cinematográficas / Free Lancer, você é seu próprio chef.

É claro que na Faculdade você não consegue aprender tudo e no início você tem que entrar já sabendo o básico. A faculdade não vai ensinar você a trabalhar com o Photoshop, Illustrator, Maya ou a pintar com aquarela. Provavelmente você terá aulas básicas, mas para ser fluente nessas ferramentas você terá que investir em cursos ou tutoriais. Essa é uma das maiores dificuldades dos recém-formados. Para trabalhar com design, você precisa dominar as ferramentas da sua área. Se vai trabalhar com design gráfico deve ser no mínimo um bom conhecedor de Photoshop, Illustrator e inDesign. Quer ir para a área de vídeo? Aprenda After Effects, Final Cut ou Cinema 4D.

  • Perfil de um Designer Gráfico:

Ter afinidade com desenho e gostar de arte. De uma forma geral essas são as características desejáveis do profissional que pretende seguir carreira em Design Gráfico.

Gostar de tecnologia é importante, pois este profissional utilizará muitas ferramentas de computação gráfica em seus projetos.

Outra característica importante é ser criativo e inovador. Para manter-se criativo e com bom senso estético, é importante que este profissional esteja por dentro das tendências do setor, pesquise bastante sobre novas tecnologias e formas de comunicação.

Organização, disciplina e comprometimento com resultados são fundamentais para que um bom designer gráfico consiga gerenciar seus projetos e entregá-los no prazo.

Ser atento aos detalhes, ter uma capacidade de traduzir conceitos e mensagens de forma gráfica e habilidades de desenho em geral.

Estar sempre ligado nas novidades do mundo e na preferência dos gostos de diferentes idades, como você já sabe vai trabalhar com o público. Então, irá precisar.

Ter um bom relacionamento interpessoal também é muito importante, ter facilidade para falar com as pessoas e ser comunicativo é essencial.

Ter paciência também é importante.

 

Tirei alguns trechos do meu trabalho para vocês darem uma olhada.

E o que eu mais vi de pergunta - Quem faz designer precisa saber desenhar?

Não precisa. Na faculdade ou curso eles ensinam o básico do desenho, claro que na hora de você fazer rascunhos a mão pode ser melhor mas varia de pessoa a pessoa. Então não precisa saber desenhar porque depende da área de designer que você escolher, você não precisará tanto porque pode ser mais por computador.

Agora alguns dos meus trabalhinhos

Espero que gostem minhas Divas! Um grande Beijo.

bottom of page